Serviços de Amostragem

Instrumentos > Rede Laboratorial > Serviços de Amostragem

É fundamental executar todos os procedimentos de amostragem corretamente para garantir que os resultados das análises correspondem às características da amostra original. A amostragem entende-se como o processo através do qual se remove uma porção de um determinado material a analisar (amostra), devendo ser suficientemente pequena que seja possível transportá-la para o laboratório e suficientemente grande para ser representativa das características originais. Deve também ter-se o cuidado de não alterar o estado da amostra nem durante a colheita, nem durante o transporte, devendo a mesma ser devidamente acondicionada.

A amostragem adequada implica a utilização de recipientes e equipamentos próprios consoante os parâmetros que se vão analisar, adição de conservantes, anotações das condições de colheita, cumprimento dos prazos máximos estipulados entre a colheita e a entrega das amostras, etc.

A APA dispõe de equipas de amostragem habilitadas para a realização de colheitas de amostras de águas naturais (superficiais, subterrâneas, balneares e consumo humano) e residuais, e também na realização de amostragens de sedimentos, solos, lamas, resíduos, biota e ar ambiente.

Os procedimentos de amostragem são executados de acordo com normas, regulamentos e guias recomendados pelos organismos oficiais com competência nos diferentes domínios.