Acreditação

Instrumentos > Rede Laboratorial > Acreditação

A acreditação consiste na avaliação e reconhecimento da competência técnica de entidades para efetuarem atividades específicas de avaliação da conformidade.

Essencialmente serve para ganhar e transmitir confiança na execução de determinadas atividades técnicas, ao confirmar a existência de um elevado nível de competência, reconhecido nacional e internacionalmente.

Em Portugal, a acreditação de laboratórios de ensaios é feita através da norma NP EN ISO/IEC 17025 - Requisitos gerais de competência para laboratórios de ensaios e calibração. Esta está dividida em duas grandes áreas: Requisitos de Gestão e Requisitos Técnicos. Na maior parte dos casos é a última que provoca maiores constrangimentos, relacionadas com a capacidade dos laboratórios cumprirem totalmente com os requisitos das normas e legislação específicas aplicáveis à realização de cada tipo de ensaio, como sejam, métodos analíticos, controlo de qualidade, cálculo de incertezas nas medições, etc.


  • Situação atual

Os laboratórios que constituem a rede laboratorial da APA estão acreditados pela Norma NP EN ISO/IEC 17025, à exceção do Laboratório de Águas da ARH Centro que atualmente não está incluído no âmbito da acreditação.


  • Acreditação única

A 12 de setembro de 2017 foi reconhecida pelo IPAC - Instituto Português de Acreditação a conclusão do processo de unificação dos sistemas de gestão da qualidade, iniciado pela APA, em 2015.

Este processo consistiu em dotar a rede laboratorial de um único processo de acreditação, com gestão centralizada no Laboratório de Referência do Ambiente (LRA).

 

  • Anexo Técnico de Acreditação

O anexo técnico de acreditação da rede laboratorial da APA, que engloba todas as unidades laboratorias, pode ser consultado em:

- Rede Laboratorial da APA