Comunicação e Divulgação

Políticas > Eco-Inovação > Comunicação e Divulgação

O modelo de participação portuguesa no projeto ECOPOL assentou na estreita cooperação entre a Agência Portuguesa do Ambiente e a Agência Nacional de Inovação (ANI - ex-AdI), o que constituíu uma governança nacional inovadora com o objetivo de envolver os stakeholders públicos e privados, mais adequados, do universo português da eco inovação.

Ao longo do projeto realizaram-se diversas reuniões de trabalho com um conjunto alargado de entidades nomeadamente a Entidade dos Serviços Partilhados da Administração Pública (eSPap), a Direção Geral das Atividades Económicas (DGAE) e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal. (AICEP) cujos peritos colaboraram mais de perto nas atividades do projeto. 

Durante o projeto, a eco inovação em Portugal bem como  a experiência ECOPOL e os instrumentos de apoio à internacionalização foram discutidos tendo nesse âmbito sido realizadas três entrevistas:

  • Vital Morgado, Diretor Executivo da AICEP Portugal Global
  • Nuno Lacasta, Presidente do Conselho Diretivo da APA
  • Paulo Cunha, Vice Presidente da AdI

 

Portugal foi o anfitrião do 13º Fórum Europeu sobre Eco-Inovação, “Developing new markets for eco-innovation - With a special focus on water”, 26 e 27 de Novembro de 2012, Lisboa.  A equipa portuguesa do projeto ECOPOL  participou no fórum com o espaço “Eco-Inovação PT” e com a apresentação dos resultados do “ECOPOL” no domínio da Internacionalização durante a sessão 5 do programa, das 09:00-10:30 no dia 27 de Novembro.

A equipa ECOPOL PT  reuniu uma task force (APA, AdI, AICEP, DGAE e FCT) que preparou a participação nacional tendo de entre a comunidade de eco inovação nacional selecionado os participantes cujo perfil melhor se conjugavam com os objetivos do evento.