Normalização Aplicável

Políticas > Ruído > Normalização Aplicável

A Norma Portuguesa NP ISO 1996 (constituída em 2 partes) de 2011 intitulada "Acústica. Descrição, medição e avaliação do ruído ambiente.", harmonizada com a Norma Internacional ISO 1996 "Acoustics. Description, measurement and assessment of environmental noise.", estabelece os procedimentos a adoptar na realização de ensaios acústicos para avaliação de exposição a níveis de ruído ambiente exterior e para avaliação da incomodidade devida ao ruído.

Do seu conteúdo salientam-se as definições dos vários tipos de ruído e grandezas fundamentais, os factores a ter em conta para uma correcta selecção dos intervalos de avaliação dos níveis sonoros bem como o equipamento a utilizar e correspondente classe de precisão. São ainda estabelecidas recomendações sobre as posições de medição, diferenciadas para medições no exterior e interior de recintos.

NP ISO 1996-1 (2011) "Acústica. Descrição, medição e avaliação do ruído ambiente. Parte 1: Grandezas fundamentais e métodos de avaliação."

NP ISO 1996-2 (2011) "Acústica. Descrição, medição e avaliação do ruído ambiente. Parte 2: Determinação dos níveis de pressão sonora do ruído ambiente."

Tendo em vista a boa aplicação desta norma, no contexto do Regulamento Geral do Ruído, a APA publica, na secção “Notas Técnicas e Estudos de Referência”, um guia prático para medições de ruído ambiente.