CDP

Políticas > Alterações Climáticas > CDP

APA assina acordo com CDP para partilha de informação e boas práticas ambientais

No contexto de promoção de uma economia de baixo carbono, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o Carbon Disclosure Project (CDP) decidiram unir esforços com vista a incentivar a partilha de informação e boas práticas ambientais e aumentar o número de empresas e cidades que monitorizam e gerem as suas emissões de carbono em Portugal, contribuindo para uma maior transparência na informação ambiental. Reconhecendo a experiência do CDP como pioneiro do sistema global de reporte ambiental, a APA irá promover a participação das maiores empresas e das grandes cidades no programa de alterações climáticas do CDP. O protocolo de colaboração foi assinado a 28 de Novembro, entre o Presidente do Conselho Diretivo da APA, Nuno Lacasta, e o Diretor Geral Europeu do CDP, Steven Tebbe.

 

 

O que é o CDP?

O CDP é uma organização internacional, sem fins lucrativos, que fornece o maior e mais completo sistema global de divulgação ambiental, com mais de 4.100 empresas e 126 cidades no mundo, incluindo Lisboa, que reportam informação ambiental através da sua plataforma.

Trabalha com as forças de mercado para motivar empresas e cidades a medirem e divulgarem os seus impactos sobre o meio ambiente e recursos naturais para, dessa forma, descobrir maneiras de reduzi-los. O CDP detém o maior banco de dados corporativos sobre mudanças climáticas, água e florestas. Essas informações geram insights que permitem aos investidores, empresas e governos mitigar riscos do uso de energia e recursos naturais, assim como identificar oportunidades para uma abordagem mais responsável em relação ao meio ambiente.

O Programa Cities do CDP permite às cidades divulgar publicamente os seus dados sobre emissões de gases com efeito de estufa (GEE), analisar os riscos e oportunidades das alterações climáticas, comparar as suas estratégias e desempenho com outras cidades nacionais ou internacionais e ser reconhecidas internacionalmente pelas suas iniciativas no âmbito das alterações climáticas. As cidades participantes recebem um relatório de benchmarking personalizado, ilustrando as áreas com maior potencial de melhoria no âmbito das suas estratégias contra as alterações climáticas.

 

Para mais informações:

Agência Portuguesa do Ambiente (APA)

www.apambiente.pt

Tel: 00 351 21 472 82 55 

 

CDP

www.cdp.net

Diana Guzman (diana.guzman@cdp.net)

Director Southern Europe (CDPIberia@cdp.net)

Tel: 00 39 02 3051 6041

 

Relatórios CDP sobre Portugal

 


 

Página CDP Portugal: https://www.cdp.net/en-US/WhatWeDo/Pages/Portugal.aspx