COP 22

Políticas > Alterações Climáticas > COP 22

A 22ª Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (COP22) terá lugar em Marraquexe, Marrocos, de 7 a 18 de novembro de 2016.

A COP22 será particularmente marcada pelo forte momentum político que continua existir em torno do Acordo de Paris, já que a sua rápida ratificação por um grande número de Partes e entrada em vigor a 4 de Novembro determinaram que a 1ª Reunião das Partes do Acordo de Paris (CMA1) se realizasse já em 2016, menos de um ano depois da adoção do Acordo de Paris na COP21. 

Esta COP conta ainda com um vasto programa de trabalhos em que prosseguirão as negociações das regras, procedimentos e orientações para a implementação do Acordo de Paris, sendo expectável algum progresso substantivo embora não ainda decisões finais.

O financiamento para o combate às alterações climáticas e um programa de iniciativas ligadas à ação climática pré-2020 serão outros tópicos em grande destaque durante os trabalhos da COP22.

 

A Agência Portuguesa do Ambiente participará ativamente na COP22. Poderá acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos através desta página e através do portal das Nações Unidas (aqui).