Mais sobre Adaptação

Políticas > Alterações Climáticas > Adaptação > Mais sobre Adaptação

Mais sobre Adaptação

Nesta página encontra hiperligações para documentos, sítios e referências a fontes de informação sobre adaptação.

 

Federação Internacional das Sociedades Cruz Vermelha  e Crescente Vermelho 

Esta organização internacional publica anualmente um relatório sobre o impacte dos desastres ambientais no Mundo, incluindo naturalmente desastres com ligação à temática da adaptação às alterações climáticas.

 

IPCC - Painel Intergovernmental sobre Alterações Climáticas

O IPCC - Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas - foi estabelecido em 1988 pela OMM (Organização Meteorológica Mundial) e pelo PNUA (Programa das Nações Unidas para o Ambiente), com o mandato de avaliar e compilar a informação científica sobre alterações climáticas; avaliar as consequências ambientais e socio-económicas das alterações climáticas; e formular estratégias de resposta realistas.

Desde então os relatórios do IPCC continuem umas das referências principais, informando o debate político e as respostas a implementar por todo o Mundo.

A última avaliação feita data de 2007 (4º Relatório de Avaliação) e os resultados podem ser consultados aqui. No contexto da adaptação às alterações climáticas é particularmente relevante o trabalho do WGII sobre Impactes, Adaptação e Vulnerabilidade (4º Relatório).

 

Adaptação na OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico

A OCDE tem vindo a desenvolver um extenso trabalho sobre adaptação às alterações climáticas estruturado sob 3 eixos:

  1. Aspectos Económicos da Adaptação
  2. Integrar a Adaptação na Cooperação para o Desenvolvimento
  3. A adaptação no Contexto dos Países Desenvolvidos

Para além de organizar workshops e reuniões específicas sobre estes temas, a OCDE tem vindo a publicar diversos relatórios de documentos técnicos de grande interesse.