Adaptação

Políticas > Alterações Climáticas > Adaptação

Adaptação às Alterações Climáticas

Um pouco por todo o Mundo - e também em Portugal - as pessoas, organizações e empresas foram-se adaptando ao clima do local onde estão inseridos, organizando as suas actividades, os locais onde vivem e tantos outros aspectos das suas vidas, por forma a tirar partido dos aspectos positivos e a protegerem-se de eventuais problemas e limitações que esse mesmo clima lhes coloca.

 

Mas o clima do planeta está a mudar e a bacia do Mediterrâneo está entre as regiões onde essa mudança está a ser mais rápida. Essas alterações irão afectar, por exemplo, os valores médios de temperatura e de precipitação e - tão ou mais importante do que isso - a frequência e intensidade de eventos meteorológicos extremos como ondas de calor ou secas.

As mutações do clima constituem por isso um desafio que é necessário enfrentar de forma estruturada, se quisermos prevenir os seus efeitos, capitalizar os seus benefícios e reduzir riscos e perdas.

A temática da Adaptação aos impactes das Alteações Climáticas é, crescentemente, uma prioridade das políticas públicas em matéria de clima. Portugal não é excepção, tendo recentemente adoptado a Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas - ENAAC. Cabe à APA, I.P. coordenar a implementação desta estratégia, no âmbito de um plano de trabalho a 2 anos (2010-11).

 

Adaptar a um Clima em Mutação

Este site pretende contribuir para o alertar de consciências para a necessidade colectiva de adaptação a um clima que se encontra em mutação.

 Em particular, tem os seguintes objectivos:

  • Servir de apoio à implementação da Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas - ENAAC.
  • Disponibilizar informaçao relevante para compreender a temática da adaptação às alterações climáticas e o clima em Portugal.
  • Fornecer orientações dirigidas a todas as entidades públicas e privadas que queiram iniciar os seus processos de reflexão e decisão sobre as medidas de adaptação necessárias no seu âmbito de actuação.
  • Disponibilizar referências a fontes de informação com interesse nas várias dimensões de abordagem a esta problemática.