Modelação de Qualidade da Água em Albufeiras

Políticas > Água > Ordenamento > Modelação de Qualidade da Água em Albufeiras

Modelação da Qualidade da Água em Albufeiras de Águas PúblicasCastelo de Bode

Cientes das exigências, cada vez mais complexas, ao nível da garantia do bom estado nas massas de água fortemente modificadas e para assegurar que as medidas preconizadas nos POA serão conducentes para este objectivo, minimizando os riscos de eutrofização e articulando os diferentes usos, tornou-se evidente a necessidade de desenvolver instrumentos que permitam avaliar, para diferentes cenários de simulação definidos em função das opções dos POA, a evolução da qualidade da água. A utilização de modelos matemáticos foi o caminho escolhido, dado que constituem ferramentas de excelência para suporte à decisão e compreensão do comportamento das massas de água estudadas e para avaliar as estratégias definidas para a sua gestão sustentável.

Dada a especificidade dos estudos a realizar foi promovida uma colaboração científica com a Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Nova de Lisboa atendendo ao seu reconhecido mérito nestas matérias. Entre 2003 e 2011 foram desenvolvidos estudos que envolveram cinco albufeiras com POA aprovado, designadamente Castelo do Bode, Aguieira, Santa Clara, Alto Rabagão e Crestuma-Lever, seleccionadas por serem aquelas que, quer pela dimensão do plano de água, quer pela relevância dos usos principais a que estão associadas, desempenham uma função estratégica, aliada ao facto de terem sido identificados factores de pressão sobre a albufeira e zona terrestre envolvente.

Sobre a temática “Modelação Matemática da Qualidade da Água em Albufeiras com Planos de Ordenamento” foram desenvolvidos os seguintes relatórios:

I. Albufeira de Castelo do Bode

II. Albufeira de Castelo do Bode - Impacto da navegação recreativa a motor

III. Albufeira da Aguieira

IV. Albufeira de Santa Clara

V. Efeito de fogos florestais no regime de escoamento e na qualidade da água de rios e albufeiras

VI. Albufeira do Alto Rabagão

VII. Albufeira de Crestuma-Lever

VIII. Incremento dos valores da concentração de fósforo entre 2005 e 2006