EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE

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Acompanhando o dinamismo da evolução de conceitos a nível mundial, a educação ambiental é atualmente entendida no contexto mais amplo do desenvolvimento sustentável, sendo um fator determinante para a integração transversal dos objetivos ambientais nos sectores determinantes do desenvolvimento social e económico.

De um modo abrangente a APA procura não só desenvolver mas também apoiar iniciativas de educação formal e não formal quer, subsidiariamente, de organizações da sociedade civil, quer de outros organismos do Estado.

Deste modo a APA procura promover de uma forma eficaz e eficiente práticas de cidadania consciente, responsável e ativa em todos os âmbitos da sociedade, para que seja exequível caminhar no sentido da sustentabilidade do desenvolvimento sob o princípio da solidariedade intra e inter gerações.

O pilar ambiental será naturalmente privilegiado entre os critérios de avaliação dos programas, projetos e iniciativas a empreender e a apoiar, não só pelas competências da APA como também pelo facto de frequentemente ser o mais negligenciado.

Com o apoio da APA, o Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa analisou o panorama dos projetos levados a cabo em Portugal na área da educação ambiental e para o desenvolvimento sustentável, tendo publicado os resultados em 2010 na publicação “Educação Ambiental. Balanço e perspetivas para uma agenda mais sustentável”.