Dia Mundial do Ambiente - Hora da natureza

O dia 5 de Junho é, desde 1972, o Dia Mundial do Ambiente.

A sua celebração teve origem numa decisão das Nações Unidas, reunidas em Estocolmo, na primeira cimeira mundial dedicada ao Ambiente, no alvor das reações dos países a um desenvolvimento que tinha vindo a ser feito sem qualquer preocupação pelos seus efeitos colaterais, ou seja, de um desenvolvimento feito de modo insustentável.

O PNUA/UNEP – Programa das Nações Unidas para o Ambiente / United Nations Environment Program, organismo criado por ocasião da Cimeira de Estocolmo, promove anualmente a dinamização desta comemoração.

Em Portugal, a celebração do Dia Mundial do Ambiente comemora-se desde o primeiro ano, com amplo empenho da sociedade civil em ações generalizadas de sensibilização, como o testemunha o painel, patente na sede da APA, pintado pelos alunos de uma escola no ano letivo 1972/73, por impulso da então CNA – Comissão Nacional do Ambiente.


PainelAPA

SE A POLUIÇÃO CONTINUAR, OUTRA ARCA DE NOÉ TEMOS DE ARRANJAR

Painel de 10m2 pintado coletivamente por alunos da Escola Preparatória Paula Vicente (Lisboa) em 1973, impulsionado pela ação da CNA. Evocava-se pela primeira vez em Portugal o DIA MUNDIAL DO AMBIENTE – 5 de junho. 

Localizado na entrada da sede da APA

Foto: Vitor Laça

 
Os alimentos que comemos, o ar que respiramos, a água que bebemos e o clima que torna o nosso planeta habitável vêm da natureza. Somos mais dependentes do que imaginamos da sua rede interconectada e do seu delicado equilíbrio. Contudo, este é um momento único em que a natureza nos está a enviar uma mensagem, em que nos está a mostrar que a vida como a conhecemos está perto de um colapso.

É hora de acordar. De tomar consciência. De repensar a nossa relação com o Ambiente.

É PRECISO AGIR!

Juntos podemos agir #PelaNatureza

Saiba mais aqui e aqui, e tome decisões pessoais e na sua comunidade!

Este Dia Mundial do Ambiente 2020 é a Hora da Natureza! Veja as mensagens da APA e do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

Por todo o país, por iniciativa pública ou privada, nacional ou regional, há um amplo conjunto de atividades evocativas. Procure e participe!