"Por um país com bom ar" | Dia Nacional do Ar


No dia 12 de abril, Portugal evocou, de forma pioneira, o Dia Nacional do Ar, instituído pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 64/2019 que será percursor da campanha nacional “Por um país com bom ar”.

Correspondendo ao interesse crescente que as questões de poluição do ar têm vindo a assumir, reconhece-se premente alertar, sensibilizar e envolver a sociedade no fomento da responsabilidade pessoal e maior motivação e compromisso com a proteção da qualidade do ar. Para alcançar este desígnio entendeu-se criar uma jornada anual para a dinamização de compromissos e iniciativas, mobilizando diferentes intervenientes para a desafio de preservação e melhoria da qualidade do ar atual e futura.

A apresentação da campanha “Por um país com bom ar” e a comemoração do Dia Nacional do Ar tiveram lugar no dia 12 de abril, no Castelo de São Jorge, em Lisboa, ocasião em que se conheceram os embaixadores da campanha e se assumiram protocolos de parceria com municípios e entidades, na presença do Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes.

Rui Nabeiro, Cuca Roseta, Rui Veloso, Naíde Gomes, Joaquim de Almeida, André Sardet são algumas das individualidades que se associam a esta campanha enquanto embaixadores.

No dia 4 de junho, realizou-se, em Pampilhosa da Serra, uma sessão sobre boas práticas de qualidade do ar na região Centro, em colaboração com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

Aceda aqui para informação complementar.