Sessões Públicas de Apresentação do Roteiro para a Neutralidade Carbónica e do Plano Nacional Energia e Clima

O Ministério do Ambiente e da Transição Energética encontra-se a promover uma série de Sessões Públicas de Apresentação do Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 e do Plano Nacional Energia e Clima (2030).

A primeira sessão decorreu a 30 de janeiro, às 15h00, no Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra - Polo II.

A próxima sessão irá ealizar-se dia 8 de feveeiro, às 15h00, no Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. O programa está disponível aqui.

A confirmação de presenças deverá ser efetuada através do email gabinete.mate@mate.gov.pt, até às 18h00 de 6 de fevereiro.


Sessões seguintes:

- 15 de fevereiro - Évora;
- 27 de fevereiro - Faro;
- 22 de março - Funchal;    * data a confirmar
- 29 de março - Ponta Delgada.

Mais informações sobre as sessões seguintes serão disponibilizadas brevemente.

O Roteiro para a Neutralidade Carbónica - RNC2050 - que traça cenários e trajetórias de descarbonização profunda e transição energética em Portugal entre 2020 e 2050, foi apresentado no passado mês de dezembro.

A APA coordenou a elaboração o RNC2050, tendo o mesmo sido apresentado pelo Ministro do Ambiente e da Transição Energética e contado com a presença do Ministro da Economia.

Aceda aqui à apresentação.

O Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 encontra-se em consulta pública alargada até o final de fevereiro de 2019.

Aceda aqui ao portal Participa.

 

 

O Plano Nacional Energia e Clima 2030 (PNEC) define as linhas de atuação em matéria de energia e clima para a próxima década, rumo à neutralidade carbónica em 2050, tendo sido apresentado no dia 28 de janeiro.

O PNEC estabelece, entre outros, objetivos nacionais de energias renováveis, eficiência energética e redução de emissões de GEE para o horizonte 2030.

Aceda aqui à apresentação.