Vencedores do concurso de vídeo "Partilhe as suas eco ações"

Vencedores do concurso de vídeo

Já são conhecidos os vídeos vencedores do concurso "Partilhe as suas eco ações", da Agência Europeia do Ambiente, iniciativa "Eu vivo verde" que convidou todos os cidadãos europeus a mostrar a sua criatividade e a partilhar as suas ações para ajudar o ambiente, através de vídeos curtos, distribuídas por 4 tópicos:


1. Comida sustentável - vencedor: Bulgária

A produção de alimentos requer recursos valiosos como terra e água. Todas as vezes que desperdiçamos alimentos também desperdiçamos esses recursos. Além disso, os pesticidas e os fertilizantes podem ter um impacte sobre o solo e as águas subterrâneas. O que faz para reduzir os impactes ambientais dos alimentos no prato?


2. Ar limpo - vencedor: Itália

Muitos transportes utilizados na cadeia da atividade para a agricultura libertam poluentes no ar. No entanto, os nossos hábitos diários podem ajudar a melhorar a qualidade do ar e aumentar a nossa própria saúde e qualidade de vida. Quais são as escolhas que faz para contribuir para um ar mais limpo?

3. Água limpa - vencedor: Espanha

Os nossos lagos, rios e mares estão sob uma série de pressões, inclusive pelas mudanças climáticas e poluição. Em muitas regiões da Europa utilizam-se as reservas de águas subterrâneas mais rapidamente do que elas podem ser reabastecidas. Essas pressões têm impactes na natureza e na nossa própria saúde. Como podemos ajudar a manter os recursos hídricos limpos e livres de poluição?

4. Desperdício zero - vencedor: Grécia

Muitas vezes as coisas que compramos têm uma vida útil limitada, mas há formas de evitar que sigam o caminho do aterro sanitário. Talvez possa mostrar um bom exemplo de reutilização, reparação ou reciclagem.

 

Algumas das nossas decisões diárias são esforços conscientes para vivermos num ambiente mais limpo e saudável: o que comemos e compramos, como nos movemos para o trabalho ou para a escola ou como aquecemos nossas casas. As nossas escolhas, grandes e pequenas, têm impacte no ambiente e na nossa saúde.


A iniciativa teve a participação de 21 países europeus, incluindo Portugal.

Aceda aqui aos 31 vídeos que foram a votação final.