Sessão de lançamento do Roteiro para a Neutralidade Carbónica

Sessão de lançamento do Roteiro para a Neutralidade Carbónica

Decorreu, no dia 11 de outubro, na Culturgest, em Lisboa, a sessão de lançamento dos trabalhos do Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050, a qual foi presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa, tendo contado ainda com a participação do Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes e do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

 

Este roteiro pretende vir a dar resposta ao objetivo definido a nível nacional pelo Primeiro-Ministro na última Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (COP22), em Marraquexe, de que o país seja neutro em emissões de gases com  efeito de estufa (GEE) até ao final da primeira metade do século.

 

Do discurso do Primeiro-Ministro destaca-se a necessidade de iniciar em 2018 “uma análise aprofundada da fiscalidade sobre os combustíveis, de forma a serem devidamente internalizados os impactes ambientais associados à sua utilização” considerando “fundamental alinhar o sistema fiscal com o objetivo de descarbonização, eliminando os sinais errados dados à economia, pelos incentivos aos combustíveis fósseis que ainda persistem”.

 

Foi assumido durante a sessão, não só o papel preponderante das políticas de mitigação mas igualmente a adaptação como uma das prioridades de investimento no período pós-2020, sendo fundamental tornar o nosso território mais resiliente e adaptado.

 

Assim, ficou bem patente o comprometimento do país com este projeto, tendo o Ministro do Ambiente salientado que o objetivo da neutralidade carbónica até 2050 é um desafio "ambicioso", mas frisando a necessidade de Portugal "estar na linha da frente".

 

Esta sessão pretendeu, ainda, apelar ao envolvimento alargado e participado de todos os stakeholders, com vista à análise e discussão das opções de política e à definição das trajetórias de baixo carbono para a economia nacional.

 

Tal como afirmado pelo Ministro do Ambiente "temos de mobilizar a sociedade para este desafio, através de uma alteração dos comportamentos individuais e empresariais, tendo em vista uma descarbonização efetiva da nossa economia".

 

Sobe o lema “caminho de futuro” este Roteiro terá disponível brevemente em, www.descarbonizar2050.pt, um portal que permitirá a todos acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos em curso.